Alimentação Saudável X Doenças

Algumas vezes passamos por reflexões sobre o benefício na vida de uma alimentação saudável. Essa reflexão pode te trazer um estilo de vida saudável ou ser deixada de lado quando uma picanha ou uma lasanha com batatas fritas se aproxima de você. Enquanto não levamos essa alimentação saudável como estilo de vida, não seguimos a risca essa ‘dieta’ e não teremos o retorno benéfico a saúde que a alimentação proporciona.

E na hora daquela deliciosa pizza com coca-cola pensamos, não me fará mal, certamente! Penso que se comer uma vez na vida não faça mesmo, mas como uma vez na vida ou uma vez na semana? Na semana daria quantas pizzas então na vida? Quantas gorduras maléficas em refeições na vida? E pesquisando um pouco sobre as doenças mais comuns

na atualidade e as que mais matam, será que terá relação com uma má alimentação ?

Antes, o objetivo do post não é garantir a sua saúde ou a sua doença, pois a alimentação não é o único fator DO MUNDO que influência na sua saúde. Existe o meio que vive, a qualidade de vida, a prática ou não de exercícios que comprovadamente melhora ou piora a saúde.

Entre as doenças mais comuns e que mais matam, temos doenças cerebrais, avc, pressão alta/infarto, diabete, câncer em diversos órgãos (traqueia, pulmão, estômago, entre outros), doenças no coração em geral e doenças respiratórias.

E analisando logicamente alguns pontos que popularmente é conhecido, as gorduras em geral (frituras e carnes) elevam o nível de colesterol do sangue. Isso dificulta a passagem do sangue nos tornando mais susceptíveis a doenças do coração e hiper tensão (e ambas estão na lista das ++ causadoras de morte no mundo)

E a diabete adquirida? Nos é conhecido que é devido a má alimentação? Pobre em vegetais e rica em gorduras animais ?

E o câncer de estômago e as incômodas gastrites? Vem como resultado de vegetais frescos e limpos ? É mera coincidência ou esta intrinsecamente ligada a alimentação com o metabolismo da pessoa?

Já o câncer de traqueia e doenças respiratórias tem laço com estilo de vida? Um fumante pode não ter uma doença respiratória, assim como um não fumante (supondo nem pacífico) pode sim ter. Mas as pessoas que fumam estão criando um melhor ambiente para a doença (ou prejudicando os seus vitais orgãos/tecidos do sistema respiratório ?

Nós somos responsáveis pelas nossa condição física e mental. Podemos preferir comer muita gordura e carne a vida toda tendo um risco maior de desenvolver diversas doenças ou não comer, comer alimentos mais saudáveis e diminuir nosso risco. E esse assunto é amplamente tratado mundialmente com brigas, espadas e rosas, mas a minha questão hoje aqui é:

Quem é responsável pela saúde do seu filho(a) na sua infância? Seria capaz você de comer  comida desbalanceada, muita gordura e industrializados e oferecer (e seu filho gostar) somente de comidas naturais ? Seu filho(a) vai querer e gostar de abobrinha se você faz cara feia quando o vegetal esta na mesa?

Para a estética existe plásticas e cirurgias. Para doenças, tratamento. Para a morte, Deus. E para a sanidade*, muitas vezes existe a desculpa.

20 Doenças mais comuns

20 Doenças que mais matam

9 Doenças que mais matam no mundo

*Sanidade: conjunto de condições que conduzem ao bem-estar e à saúde; higiene, salubridade. (Google)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *