Problemas do Brasil – Falta de controle emocional

Está falando de mim?

Está falando de mim?

Começo uma série chamada problemas do Brasil. O meu intuito é de fazer com que as pessoas pensem e tentem melhorar um pouco para que nós consigamos evoluir como nação. Quero começar por um tema complicado chamado Controle Emocional.

Tenho reparado que os povos latinos, no geral, tem um pouco de dificuldade de usar a razão sem a emoção.

Nós temos uma linguagem rica, porém não o suficiente para expressar o que está na nossa cabeça, incluindo emoções e sentimentos, então isso acaba gerando enormes mal-entendidos. Posso citar, por exemplo, as várias coisas como:
– O nordeste atrapalha o desenvolvimento do Brasil. Leva mais dinheiro do que precisava e São Paulo fica com menos do que o necessário.
– O pessoal do sul vive com separatismo por causa de sua descendência norte européia.
– Os paulistas vivem bem pois os nordestinos se sujeitaram a um trabalho mal remunerado e de más condições

Veja que muitas vezes, isso tudo é verdade para quem diz, mas ao invés de ao ler isso termos um acesso de emotividade, poderíamos simplesmente analisar isso racionalmente com o nosso emocional desligado por alguns momentos.
Talvez, realmente, os repasses para o nordeste não sejam adequados, mas um povo inteiro deve pagar isso por causa de uma minoria que desvia o dinheiro e não o aplica corretamente ? Será que isso não seria razão para isso ser visto com mais cuidado e tentarmos que o povo fosse informado ao invés de brigarmos internamente, nós os afetados e quem sofremos os erros da minoria ?

Para que consigamos ter o nosso país crescendo precisamos ter mais organização e para que isso ocorra é necessário que antes de ficarmos brigando por pequenas palavras, tenhamos racionalidade para discutirmos o assunto e possamos ter conclusões e ações.

Outros exemplos:
– Entre casais, quando um fala uma coisa e o outro fica doído e retruca e começa uma briga;
– Dentro de uma empresa, quando um não gosta do trabalho do outro e isso vira um problema pessoal;
– Ao sofrer uma fechada no transito devido a um motorista por inexperiência, necessidade, pressa ou seja lá qual a razão fez algo errado.

Isso pode ser resolvido com diálogo ?
NÃO, se não conseguirmos conversar sem a emotividade tomar conta da conversa.

Capisce ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *